Loading
Material
Educativo
Eventos
para leigos
Utilidade
Pública
SEJA ASSOCIADO DA ASBAI
Encontre Seu Especialista
  • Nome

    Digite o primeiro nome ou parte dele para realizar sua pesquisa.

    Estado

    Selecione o estado para a realização de sua pesquisa.

Posicionamentos ASBAI

Posicionamento sobre contrastes em radiologia

Informações e orientações sobre a utilização da pré-medicação

Os contrastes utilizados nos exames radiológicos são o iodado na tomografia computadorizada e o gadolínio na ressonância magnética.
Embora a utilização da pré-medicação continue sendo controversa, ainda é muito utilizada, devendo-se ter em mente que mesmo com a sua utilização, a reação grave pode ocorrer quando o mesmo contraste que provocou a reação anterior for administrado ou com contrastes que possam levar a reação cruzada.

Baixar PDF

Uso da penicilina em Unidades Básicas de Saúde

Da Consulta

Trata-se da emissão de Parecer sobre a Solicitação de posicionamento da ASBAI quanto a Portaria nº 3161, de 27/12/2011 que “Dispõe sobre a administração da Penicilina nas unidades de atenção básica à saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)

Baixar PDF

Prevalência de alergia ao leite de vaca

Alergia a proteína a leite de vaca é a alergia alimentar mais comum entre crianças

A prevalência estimada é de 2% entre lactentes. Cerca de 60 a 80% desenvolverá tolerância até os 2 anos de idade. É verdade que alergias alimentares estão aumentando e ficando mais persistentes, porém paralelamente cresce o número de casos incorretamente rotulados como alergia ao leite de vaca, principalmente quando não avaliados por especialista.

Baixar PDF

Posicionamento do Grupo de Alergia Alimentar da ASBAI

Tema: Papel dos testes de detecção de IgG no diagnóstico de alergias alimentares

As alergias alimentares compreendem uma ampla gama de sinais e sintomas consequentes a uma resposta anômala do sistema imunológico frente a proteínas alimentares. O escopo clínico é individual e variável e está diretamente relacionado ao mecanismo imunológico envolvido, onde a presença de imunoglobulinas específicas (IgE) e linfócitos T respondem praticamente pela totalidade das reações.

Baixar PDF

Aplicação de Vacina Influenza em pacientes alérgicos ao ovo

Alergia ao ovo é uma condição relativamente comum, afetando de 2 a 5% das crianças em idade pré-escolar.

Algumas vacinas são cultivadas em material derivado de ovos embrionados, como por exemplo a Vacina Influenza. Portanto, existe uma preocupação quanto ao fato da aplicação desta vacina poder ocasionar eventos adversos em pacientes alérgicos ao ovo.

Baixar PDF

Alergia alimentar

Statement 1: fisiopatologia

As alergias alimentares são reações imunológicas anormais que envolvem imunoglobulinas do tipo E (IgE) e/ou linfócitos T. O papel de outras imunoglobulinas (IgA, IgM, IgG ou suas subclasses não é demonstrado”. (Sampson HA, Aceves S, Bock SA et al. Food allergy: A practice parameter update—2014. J Allergy Clin Immunol 2014;134:1016-25.)

Baixar PDF